PREMIO FIEC POR DESEMPENHO AMBIENTAL

O Grupo Tavares, através da CEAGRA® recebeu o 1º lugar no 8º Prêmio FIEC de Desempenho Ambiental, na categoria Produção Mais Limpa. A premiação aconteceu no dia 03 de novembro de 2011, no Centro de Convenções de Fortaleza durante a abertura do Recicla Nordeste 2011.


O prêmio tem como objetivo premiar empresas industriais que tenham destacado na conservação do meio ambiente e implementado atividades que resultem na melhoria da qualidade ambiental, de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável e de modo a servirem de modelo para outras indústrias.

Com um projeto que tem por objetivo reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE) e contribuir para o desenvolvimento sustentável pela substituição de combustível em indústrias cerâmicas. O projeto envolve a substituição de lenha não renovável por biomassas renováveis para geração de energia térmica. O objetivo principal do projeto é reduzir os impactos negativos do desmatamento do bioma Caatinga e, consequentemente, ingressar no mercado de baixo carbono comercializando os créditos gerados no mercado voluntário internacional.

O projeto da CEAGRA® é o segundo projeto de substituição de combustível do Grupo Tavares, sendo que o primeiro da Cerâmica Assunção que foi altamente positivo.

Mais quatros empresas do grupo, além da CEAGRA® têm projetos vigentes, são elas: CEARÁ CERÂMICA, CERÂMICA SANTA RITA, CERÂMICA ELIANE/SEDE e ANTÔNIO/ITAITINGA.

Uma integração entre incentivos de mercado (crédito de carbono e bolsa de resíduos) e programas ambientais podem promover o crescimento econômico. Melhorando a qualidade ambiental, motivando a reciclagem e a eficiência energética dentro das cerâmicas.