PSQ – CEARÁ É O ESTADO COM MAIS EMPRESAS QUALIFICADAS

O Programa Setorial da Qualidade (PSQ) é uma ferramenta de competividade em um mercado cada vez mais exigente por qualidade e novas tecnologias, auxiliando as empresas a enquadrarem seus produtos e processos. Este programa é um compromisso do setor de cerâmica vermelha com a sociedade para o fornecimento de produto garantido, seguindo a NBR 15270:2005 e as regras do Ministério das Cidades.

A ANICER (Associação Nacional de Cerâmica Vermelha), os sindicatos, associações e laboratórios fazem parte integrante e atuante no processo de revisão dos requisitos de fabricação, disponíveis em www.anicer.com.br.

Além de funcionar como ferramenta de produtividade e marketing, agregando mais valor ao produto, o PSQ também é critério restritivo e seletivo para inúmeras instituições públicas e privadas, como revendas, construtoras e, sobretudo a Caixa Econômica Federal, exercendo seu poder de compra como indutores do processo de qualidade.

Atualmente existem 61 empresas certificadas pelo programa para blocos cerâmicos em todo Brasil (ANICER), possuindo a qualificação necessária para atender as exigências do mercado.  O estado do Ceará conta com 13 empresas qualificadas e mais 04 em processo de qualificação, sendo o estado da nação com o maior número de empresas certificadas. Este elevado número comprova o alto nível de exigência do mercado cearense, fazendo com que muitas cerâmicas busquem a certificação.

Vários componentes foram importantes para este número, como a  forte atuação do sindicato local (SINDICER-CE), capacitação do laboratório participante (LABORATÓRIO DO SENAI), engajamento do setor, exigência dos consumidores, busca por qualificação.

Comprovando seu papel no cenário cerâmico cearense o Grupo Tavares possui 04 empresas qualificadas ou em processo: CEAGRA®, CEARÁ CERÂMICA, CERÂMICA SANTA RITA e CERÂMICA ASSUNÇÂO. Este número reforça a preocupação do Grupo Tavares em ter um alto nível de qualidade em seus produtos, atendendo as normas vigentes e antecipando marcos regulatórios.