DIA DE VISITAS NO GRUPO

O Grupo Tavares recebeu na últimasexta – feira dia 14, em sua unidade Sede em Itaitinga, os integrantes do curso – Sustentabilidade na Cadeia Produtiva Cerâmica- como atividade extra da programação do curso. Estiveram presentes: Professor Luciano Mazza, ministrante do curso, Gabriel Piccin representante do CCB – Centro Cerâmico Brasileiro e funcionários da CERBRÁS – Cerâmicas do Brasil que também receberam os integrantes em sua empresa no dia anterior.

O curso é fruto de uma parceria entre o CCB -Centro Cerâmico Brasileiro e o SINDICERAMICA com o objetivo de promover estes conceitos entre os ceramistas. O curso aconteceu nas duas últimas semanas na FIEC – Federação das Indústrias do Estado do Ceará e proporcionou os participantes debater os desafios de um desenvolvimento sustentável na perspectiva da indústria cerâmica, sobretudo na Responsabilidade Social Corporativa apoiada no tripé econômico – social – ambiental.

Durante a visita os participantes conheceram um pouco da história dos mais de quarenta anos de tradição do Grupo Tavares. Eles puderam conferir o funcionamento de uma cerâmica vermelha, desde a etapa produtiva, a secagem e a queima cerâmica, incluindo o uso de biomassa renovável e reutilização de insumos, processos inéditos para a maioria dos visitantes. Eles também puderam conhecer o forno câmara batizado Libelula, forno bastante econômico. Contudo a visita foi bastante produtiva e agradável proporcionando uma ótima integração e troca de informações entre os ceramistas, “vermelhos e brancos”.