TIJOLOS ENXUTOS

As construtoras estavam habituadas a realizar suas tarefas através de sistemas construtivos tradicionais que são de fácil aceitação no mercado o que facilita a vida do construtor. Onde a grande maioria dos canteiros de obra estava abarrotada de desperdício por todos os lados jogados nas caçambas, nas horas perdidas por tarefas desnecessárias, no planejamento mal formulado.

Os modelos produtivos das demais indústrias estão cada vez mais sendo utilizados na construção civil. Estes métodos, conceitos e inovações provenientes das grandes corporações estão sendo propagados nos canteiros de obras e visam melhorar seu andamento, ritmar seu fluxo, reduzindo percas e custos.

As construtoras estão se adequando aos principais conceitos do sistema produtivo como kanban, just in time, downzing e principalmente a produção Lean. Estes conceitos estão trazendo melhorias significativas para o percurso das obras. Mudando todo o sistema das construtoras

A produção Lean ou produção enxuta é um modelo produtivo desenvolvido pela montadora japonesa Toyota após a segunda guerra mundial e tem como finalidade conseguir um modelo produtivo ágil, flexível, eficiente e capaz de produzir ao ritmo da demanda, sem gerar custos adicionais e ineficiências. Os pilares da filosofia Lean são igualmente válidos para todos os setores de atividade: Fabricação seriada, fabricação de series curtas de alto valor agregado, processos transacionais.

O sucesso Coopercon – CE – Cooperativa da Construção Civil do Ceará e sua forte atuação estão fortalecendo este modelo que está em ampla expansão nos canteiros de obras cearenses, a Lean Construction.

Esta nova forma de gerir as obras com geração de valores e conceituada em uma produção sem estoques e desperdícios possui impactos significativos e adequações em toda cadeia produtiva, inclusive na cadeia de suprimentos que necessitou de uma reengenharia em diversos processos, onde estão inseridas as indústrias cerâmicas.

Assim, as indústrias cerâmicas tiveram que se adequar as mudanças ocorridas no processo com as construtoras. O modelo de compra, processamento de pedido e programação de entrega deve estar adequado ao modelo especificado e a metodologia utilizada pela obra em questão.

O Grupo Tavares está apto a  Lean Construction. Pronto para atender as obras com um leque diversificado de produtos, flexibilidade, agilidade, logística rápida e eficiente. Além de produtos seccionados como as bandinhas de todos os produtos e blocos com perfurações, ideal para obras customizadas e racionalizadas, permitindo aplicação embutida, sem corte na parede. Possuindo cortes e furos para as tubulações elétricas e hidrosanitárias. Outro produto usado em construção é bloco para painel pré – fabricado (foto abaixo) utilizado em painéis pré-montados.









Outro requisito neste novo modelo construtivo é a necessidade da entrega palletizada, gerando rapidez e desenvoltura nos canteiros de obras. O Grupo Tavares com cada vez mais produtos mais enxutos.