CERAMISTA – UM PROFISSIONAL MULTIDISCIPLINAR

No dia 28 de maio é comemorado o DIA DO CERAMISTA. Uma das mais antigas técnicas artesanais conhecidas, por tijolos, telhas e vasilhas (há restos para os quais a datação acusa incríveis 24500 anos de idade), rompe hoje fronteiras tecnológicas e produz desde revestimentos térmicos para naves espaciais até supercondutores não criogênicos. Mas é nas faianças do antigo Egito, na porcelana oriental e na cerâmica artística em geral que a arte alcançou o prestígio universal que ostenta hoje.

O artesão que molda que sua peça na argila em muita se assemelha que o ceramista que administra sua empresa. Desde a pequena olaria até grandes indústrias produtoras.

O ceramista é um administrador multidisciplinar, pois além de compreender as ciências inerentes à administração como também ter conhecimentos em gestão ambiental, geologia, engenharia e arquitetura. Fazendo do seu dia – a – dia um mosaico de tarefas de multidisciplinares.

A cerâmica vermelha, produtora de telhas, blocos e tubos tem requinte especial. Por ser quase uma manufatura, onde seu processo produtivo utiliza apenas elementos básicos da natureza: água, terra (argila), ar e fogo. Trazendo uma beleza simples e genuína para cidades brasileiras com muito mais conforto e segurança.

Casas, prédios, objetos de decoração, utensílios e até mesmo ruínas são itens oriundos da cerâmica vermelha que embelezam nosso dia.

O Grupo Tavares parabeniza todos os ceramistas pelo dia.