BLOCO ESTRUTURAL GANHA ESPAÇO NO MERCADO

A alvenaria estrutural é uma técnica milenar que já sofreu diversas evoluções. No Brasil, desde o período colonial já era possível encontrar construções que utilizam dos preceitos da alvenaria estrutural em seus projetos. As casas de pau a pique é um exemplo disso, pois o entrelaçamento das tramas de madeira fazia com que as paredes se estabilizassem sem a necessidade de complemento estrutural.

Atualmente, a alvenaria estrutural é a melhor alternativa para a construção econômica e com menos desperdício de material. Além disso, do ponto de vista da comodidade, a escolha pela utilização do bloco cerâmico estrutural irá gerar melhor conforto térmico e acústico, além de uma economia de mais 40% na construção.

Em estudo realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) que comparou blocos estruturais e de concreto quanto ao custo e produtividade foi fácil perceber uma diferença significante referente aos gastos na utilização do produto cerâmico.

2

Engana-se quem pensa que o bloco cerâmico é só para casas populares. Já é possível encontrar inúmeras construções de alto padrão utilizando esta solução construtiva, já existindo com mais 230 metros quadrados e acabamento de luxo.

O produto possui uma versatilidade de se adequar aos mais diferentes projetos, como no Grupo Tavares, que já utilizou seus blocos cerâmicos em diversos projetos. Como: base para caixa d’agua de 7 a 15 metros de altura – utilizando bloco, economizando na mão de obra, na ferragem e no concreto; galpão industrial, lavadores de veículos e outros projetos.

 

Revista da ACERVIR nº 30 julho/agosto de 2013.