UM POUCO DE HISTÓRIA DA CERÂMICA

Os produtos cerâmicos fazem parte da história da construção e estão presentes em mais de 90% das residências brasileiras. A cerâmica é um produto 100% natural e não utiliza aditivos insalubres aos ocupantes dos imóveis nem ao meio ambiente.

O termo cerâmica deriva da palavra “keramos” de origem grega, que significa coisa queimada. Os materiais cerâmicos são produtos obtidos por meio da combinação de átomos de elementos metálicos com átomos de elementos não metálicos, submetidos a tratamento e temperaturas elevadas. Fazem parte da humanidade desde os primórdios. Estudos apontam a utilização de materiais cerâmicos 5000 a.C sendo empregados por assírios, babilônicos, caldeus, egípcios e demais povos subsequentes.

Na fabricação de produtos de cerâmica é usada, geralmente, argila recente de formação sedimentar (solos) ou folhetos argilosos (rocha) da margem de rios, lagos ou várzeas, ricas em ferro (oxido fuldente) e álcalis (potássio e cálcio), de granulometria fina contento matéria orgânica.