CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA

O 58° Congresso Brasileiro de Cerâmica será realizado de 18 a 21 de maio na cidade Bento Gonçalves – RS.
O evento é o mais antigo e importante da área no país e um dos maiores a nível internacional, sendo realizado desde 1954.

 

tavares

Tem como em como objetivo promover a interação dos diversos setores envolvidos com o meio para melhor promover e contribuir para o desenvolvimento da cerâmica brasileira. Possui uma programação extensa, onde serão debatidos temas de interesse para os diversos segmentos cerâmicos (Cerâmica Vermelha, Materiais de Revestimento, Refratários, Cerâmica Branca, Cerâmica Técnica e Novos Materiais) e temas comuns como Energia, Meio Ambiente, Inovação e outros.

No congresso serão apresentados trabalhos técnico-científicos, na forma oral e de pôsteres, palestras, painéis onde são debatidos temas de interesse para a indústria cerâmica, minicursos e oficinas de cerâmica.

Dentre os trabalhos inscritos estão 91 na área de cerâmica vermelha demonstrando o crescimento do setor em pesquisa e qualificação.

Dentre estes, está – Economia de argila e energia advindas do uso de componentes de moldes de extrusão com cerâmica em
substituição a ferro fundido
com o resumo no link: http://www.metallum.com.br/

Desenvolvido em parceria entre Jamil Duailibi, sócio diretor da DURACER e o Grupo Tavares o estudo tenta mensurar a economia
de insumos quando são substituídos os moldes de extrusão de ferro fundido (usados atualmente) por insertos cerâmicos.

Mas informações sobre o evento no site: www.aberam.org.br