CERÂMICAS CEARENSES VENCEM ETAPA DO PSQT

A Cerâmica Torres – Sobral/CE e a Cerâmica Assunção – Aquiraz/CE conquistaram a etapa estadual do Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho – PSQT 2010. As duas cerâmicas conquistaram o prêmio na modalidade Micro e Pequena empresa categoria Desenvolvimento Socioambiental. A cerimonia de entrega ocorreu no dia 24 de março na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

A Cerâmica Torres conquistou o 1º lugar com a prática Produção Mais Limpa (P+L) com ações de preservação ambiental e sustentabilidade através da classificação e reutilização de resíduos, redução de percas e economia de água, lenha e energia. Já a Cerâmica Assunção – empresa do Grupo Tavares conquistou o 2º lugar na mesma modalidade com a prática: utilização de biomassa renovável na geração de energia térmica para a queima cerâmica. Resultando em forma nova matriz energética, preservação ambiental, menos poluição atmosférica e maior eficiência no processo produtivo.

O prêmio criado em 1996 é um reconhecimento às melhores práticas desenvolvidas por indústrias de todo o Brasil, tendo como foco principal na qualidade de vida dos colaboradores e no ambiente de trabalho.

Para, Marcelo Tavares, diretor de marketing do Grupo Tavares, é muito gratificante ver duas cerâmicas premiadas, justo na categoria Desenvolvimento Socioambiental que une as práticas e resultados relacionados ao gerenciamento dos negócios de maneira ética e que contribua para o desenvolvimento social e preservação ambiental. Para Marcelo o setor ainda possui um viés negativo perante os órgãos competentes. O prêmio além de estimular outras cerâmicas a promoveram ações sustentáveis, também qualifica o setor ainda visto com devastador ambiental.