MAIS EMPRESAS NO PSQ

Mais duas cerâmicas do Grupo Tavares foram certificadas no PSQ – Programa Setorial da Qualidade – Cerâmica Vermelha para blocos cerâmicos. As cerâmicas Aquiraz e Tavares receberam os certificados na solenidade de abertura do 43º Encontro Nacional de Cerâmica Vermelha no último dia 30 de julho no Hangar em Belém do Pará.

Com a certificação de mais duas empresas o grupo chega a 06 empresas certificadas: CEAGRA, Ceará Cerâmica, Assunção, Santa Rita, Aquiraz e Tavares, qualificando o bloco de vedação 9x19x19 e os blocos estruturais 14x19x29 e 14x14x19. A certificação do PSQ é importantíssima para o setor, pois ela está mudando o padrão de qualidade dos produtos oferecidos no mercado.

Fundada em 1999 no munícipio que a batizou, a Cerâmica Aquiraz foi à primeira empresa do grupo com forno túnel e a utilizar como óleo BPF como combustível para queima. Devido às variações econômicas e a instabilidade do BPF, hoje utiliza óleo da casca da castanha de caju e biomassa renovável produzir mensalmente mais de 2,3 milhões de blocos cerâmicos e conta com cerca de 50 colaboradores. A cerâmica foi erguida como parte estratégica da empresa em avançar tecnologicamente e diversificar sua matriz energética. Seus produtos foram os preferidos do mercado cearense durante mais de uma década, devido a sua expressiva tonalidade vermelha, causada pela queima com óleo em forma túnel. Até hoje os representantes comerciais escutam a condição “quero o queimado a óleo”. Agora além de sua tradicional coloração também possui certificação nacional gabaritada.

A Cerâmica Tavares localizada no munícipio de São Gonçalo do Amarante tem mais de 40 anos de existência e foi adquirida pelo grupo em 1996 em precárias condições. Hoje, após reformas e ampliações, estão produzindo 900 mil peças mensalmente entre blocos de vedação e elementos para laje gerando cerca 55 empregos diretos. Está inserida em polo cerâmico, onde só o grupo possui mais duas empresas. Curiosamente a cerâmica é a única o Grupo Tavares que a inda produz o PM. Tem a mesma razão social da primeira empresa do grupo em forma de homenagem.

foto

Ambas às empresas foram auditadas pelo Centro Tecnológico SETEC laboratório cearense credenciado junto a ANICER para realizar ensaios e certificações do PSQ. Segundo Aílton Luiz, gerente técnico do laboratório, “é muito importante às empresas visarem à qualificação e a melhoria contínua em seus produtos e o grupo é o cartão de visitas de nossos serviços”.