História

A história do Grupo Tavares se inicia na década de 1950 às margens do rio Pacoti, onde diversas famílias amassavam o barro e produziam produtos cerâmicos, principalmente telhas, utilizando pequenos fornos existentes. Entre estes produtores estava Raimundo Nonato Tavares, que na época produzia telhas do tipo macho – fêmea e manilhas. Com o aumento da demanda, foi necessária a construção de fornos maiores para a produção de mais produtos (além de telhas, manilhas e tijolos comuns). Durante vários anos, a família Tavares produziu e comercializou produtos cerâmicos para Fortaleza e diversas regiões do Ceará, adquirindo a experiência e o conhecimento necessário para o futuro.

No início da década de 1970, o mercado já apresentava sinais de modernização, quando surgiu a oportunidade de montar uma cerâmica com maquinário e forno contínuo (Hoffman), através de um financiamento. Assim foi erguida a primeira cerâmica e o nome não poderia ser outro: Cerâmica Tavares. Já em 1974, saiu a primeira carrada de tijolos furados do Grupo Tavares.

Com muita dedicação e comprometimento, o Grupo Tavares foi crescendo com a construção de novas unidades produtivas, expansões e aquisições. Em seus 37 anos de história, o Grupo vem se consolidando como um dos maiores grupos produtores de cerâmica vermelha do Brasil.





Atividade Agropecuária (Foto)